Carregando...


Contratos

Parâmetros de contrato

Uma das principais vantagens de migrar para o Mercado Livre é a redução de custos, visto que a energia pode ser contratada diretamente com o gerador ou o comercializador.

Existem alguns parâmetros básicos de contrato, e todos podem ser negociados diretamente com os fornecedores de energia. São eles:

  • Preços de energia
  • Prazo do contrato
  • Volume de energia
  • Sazonalidade
  • Flexibilidade
  • Modulação

O preço de energia se refere ao quanto você pagaria pela energia fornecida em determinado tempo. O prazo do contrato se refere à duração do contrato entre agente e fornecedor. Já o volume de energia se refere ao volume mensal que a unidade tende a consumir de acordo com seu histórico.

A sazonalidade permite que os valores contratados mensais sejam alterados, desde que não ultrapassem o limite da sazonalidade estipulado em contrato (geralmente o mercado trabalha com 10%) e o volume de energia contratado anual.

A flexibilidade é composta pelos limites mínimos e máximos que são aplicados aos volumes mensais “sazonalizados”. Esses limites também são acordados em contrato, e dentro dessa faixa o fornecedor garante o volume e o preço de contrato. 

A modulação, por sua vez, permite que os valores horários do contrato sejam registrados de acordo com a curva de consumo da unidade. Existem limites de máximo e mínimo que também são estipulados em contrato.

Abaixo exemplificamos um contrato Flat (sem sazonalidade) e um contrato “Sazonalizado”. No contrato Flat todo mês é entregue a mesma quantidade de energia; já no contrato Sazonalizado a energia acompanha a curva de consumo da unidade.

Contrato Flat

Tipos de contrato Mercado Livre de Energia-Contrato Flat

Contrato Flat

Contrato Sazonalizado

Tipos de contrato Mercado Livre de Energia-Contrato Sazonalizado

Contrato Sazonalizado

Aqui demonstramos a modulação Flat, conforme curva de carga:

Demonstrativo da modulação Flat, conforme curva de carga.

Demonstrativo da modulação Flat, conforme curva de carga.

Modulação Flat, conforme curva de carga.

Prazos de contratos

A definição do prazo de vigência de um contrato de fornecimento de energia (curto, médio ou longo prazo) é extremamente importante e está diretamente ligado ao nível de risco que o consumidor está disposto a assumir. De maneira geral, contratos mais curtos estão mais sujeitos à volatilidade dos preços, enquanto os mais longos estão sujeitos à inflação acumulada do período.

 

Parâmetros e prazos de contratos no Ambiente de contratação livre (ACL) são assuntos complexos que e podem ter características peculiares. Para esclarecer qualquer dúvida que não tenha sido tratada aqui, envie um e-mail para mercadolivre@mercadolivredeenergia.com.br ou preencha o formulário aqui, assim que possível responderemos.

Compartilhe