Carregando...


Crescimento do Mercado Livre de Energia de Energia no último ano chega a 22%

Ampliação do ACL

A entrada de consumidores no Ambiente de Contratação Livre (ACL) atingiu a marca de 150 a cada mês. Em relação ao último ano, o mês de setembro adquiriu 8.247 adesões frente a 6.759 registradas em 2019. É o maior recorde desde 2016.

Os números têm relação com o crescimento de consumidores especiais (23,8%) e de consumidores livres (10,2%), já não considerados os agentes desligados.

Se comparada com o mês de setembro do ano anterior, a taxa de acesso ao Mercado Livre de Energia de Energia chega a 44%. Os consumidores especiais foram a maior parte dos 1.049 processos de migração atingidos no mês de setembro.

A quantidade de membros consumidores no ACL chegou a 19.733 no mês de setembro, marcando crescimento de 31,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Comercializadoras, autoprodutoras, geradoras e distribuidoras também são, junto dos consumidores, agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Desde o início do ano, 1.532 novos associados foram contabilizados, dentre os quais, 92 são consumidores livres e 1.257 são consumidores especiais. Outros registros contabilizam um gerador – voltado ao serviço público, seis autoprodutores, 124 produtoras independentes e 52 novos comercializadores.

O setor de serviços foi o que mais registrou adesões. Cento e vinte e um consumidores cuja adesão data do mês de setembro possuem carga inferior ou igual a 1MW. Destes, 102 trabalham com representantes e apenas 19 são autorrepresentados. Em sequência, foram registrados 24 consumidores com carga entre 1MW e 1,99MW e sete com carga superior a 2MW.

Vinte e cinco varejistas já se encontravam habilitados para comercializar ao fim do mês de setembro, enquanto 28 outros estão sendo analisados.

Voltar às Notícias

Compartilhe