Carregando...


Derivativos de energia integram BBCE

Mercado Livre de Energia

Mais de seis meses após receber permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) começou, em janeiro, o primeiro pregão para negociação de contratos derivativos, atuando como balcão organizado. O valor total atingiu cerca de R$ 7 milhões, com 16 operações realizadas por nove comercializadoras e 27.384 MWh transacionados.

A negociação envolveu as empresas Libra, Delta, América, Newcom, Apolo Comercializadora, Matrix, Comerc, Kroma e Capitale. Os contratos de liquidação anual com base no PLD () foram realizados pela Plataforma Derivativos da BBCE, que possibilita a negociação e o registro de balcão de energia, padronizados ou não.

Mesmo que os números não sejam grandes, os resultados são prósperos, já que é o primeiro evento dessa categoria. De acordo com Carlos Ratto, CEO do BBCE, as negociações começaram no início do dia. São 20 empresas habilitadas a negociar os derivativos e todas preparadas para agir no ambiente do BBCE.

Estas negociações representam cerca de 10% do total de empresas no mercado do mundo físico. No início, é comum que a maior parte seja de comercializadoras. Porém, esse é apenas o começo de uma nova tendência, aponta Ratto.

Os participantes do evento concordaram quanto a essas novas medidas conseguirem aproximar o mercado financeiro e o físico, atraindo agentes do setor financeiro e trazendo liquidez para o setor. O CEO da PSR, Luiz Barroso, lembrou positivamente que uma das bases da CP 33 é justamente viabilizar a separação do mercado físico de energia do financeiro.

Além disso, Barroso citou os contratos derivativos, que possuem potencial de formar curvas de preços da energia, viabilizando a marcação do mercado de posição para os agentes.

Ratto reafirmou a importância de que os dados sejam consistentes, já que o mercado financeiro deverá desencadear uma segunda onda de adesões ao mercado de derivativos do BBCE. Muitos agentes já entraram em contato com a instituição para mais informações.

Desde que recebeu a autorização, o BBCE investiu seus esforços em desenvolvimento de estrutura de governança e de sistema para garantir maior segurança e funcionalidade. Inúmeros testes e melhorias foram realizados, desde capacidade, alterações e acordo, volume, até melhorias de interface.

Recentemente, o BBCE alcançou seu recorde em negociações anuais, de acordo com o CEO da empresa. Já são mais de 100 mil contratações e 500 mil GWh de energia comercializadas pela plataforma.

Voltar às Notícias

Compartilhe