Carregando...


Energia não terá aumento em abril

Mercado de Energia

A bandeira tarifária de abril é verde e os consumidores não terão aumento graças aos maiores custos de produção da energia. Há uma tendência de chuvas parecida com a de março e os reservatórios seguirão em recuperação do nível. Deve haver manutenção da produção hidrelétrica e do nível de risco hidrológico (GSF) no patamar da bandeira verde. Essa perspectiva também influenciou o valor da energia de curto prazo (PLD) e o valor caiu em relação aos últimos dois meses. O GSF e o PLD determinam a cor da bandeira a ser acionada.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL para indicar o custo real da energia gerada. Elas permitem que os consumidores façam bom uso da energia elétrica. As bandeiras tarifárias funcionam de forma simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

As bandeiras deixaram mais transparente a conta de energia e os consumidores têm a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Voltar às Notícias

Compartilhe