Carregando...


Ibope mostra maior atratividade do Mercado Livre de Energia de Energia

Mercado de Energia

A Ibope Inteligência apresentou, no último dia 21, pesquisa feita para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia em 2018. Nela, pode-se ver um aumento no volume de consumidores que estão considerando mudar de fornecedora de energia. Em um ano, esse volume foi de 66% para 69%. O preço é o principal motivador. Os resultados foram apresentados pela Ibope em São Paulo, na presença de representantes do setor e presidenciáveis, enquanto se debatia sobre a abertura do mercado de energia.

A pesquisa mostra que o alto custo com energia é a principal preocupação que leva as pessoas a considerarem a transição para o Mercado Livre de Energia de Energia. Os outros temas em destaque são a qualidade do serviço (17% das respostas) e o desejo de utilizar as fontes limpas de geração, como a eólica e a solar (12%).

A pesquisa mostra que 83% das pessoas ouvidas no País consideram a tarifa de energia cara ou muito cara. Segundo dados da Ibope, 16% a mais quando comparado ao reportado cinco anos atrás.

Outro destaque diz respeito à geração distribuída e ao desejo de produção de energia em sua própria residência. Segundo o levantamento, 89% dos entrevistados estariam dispostos a investir em sistemas de geração própria. O indicador foi significativamente maior do que o do ano passado, que era de 77%.

Voltar às Notícias

Compartilhe