Carregando...


Ofertas de recursos adicionais de geração são suspensas pelo ONS

Recuperação do setor elétrico

A melhora nos níveis dos reservatórios, a efetividade das ações de crise e a garantia de suprimento de energia no País motivaram o ONS (Operador Nacional do Sistema) a anunciar em novembro a suspensão do recebimento de ofertas de recursos adicionais de geração e de Resposta Voluntária da Demanda. O órgão, entretanto, não descarta nova abertura do processo caso haja risco ao suprimento da demanda nacional em 2022.

Duas portarias do MME (Ministério de Minas e Energia) haviam instituído mecanismos adicionais de suprimento à demanda. As portarias nº 17 e nº 22 do MME previam medidas emergenciais como resposta à pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com o objetivo de ampliar a oferta de geração no curto prazo para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Entretanto, a chegada do período de chuvas dentro do período esperado e a colaboração de agentes e da sociedade contribuíram para que o abastecimento de 2021 fosse garantido sem necessidade de utilização da reserva operativa.

O ONS classificou como fundamental a participação ativa dos agentes para que o País atravessasse o período agudo da crise com sucesso e agradeceu por sua colaboração. Destacou também sua contribuição para o aprimoramento do setor elétrico nacional, com ênfase à participação da indústria no Programa de Redução Voluntária (RDV).

O Operador também enfatizou que o RDV foi fonte de aprendizado importante para uso e para a regulação de Resposta da Demanda no Brasil. Segundo o órgão, canais de comunicação para acompanhamento das condições de atendimento ao SIN permanecerão abertos e será informada oportunamente a reabertura das plataformas de ofertas em caso de necessidade.

Voltar às Notícias

Compartilhe